#3#Então cole o seguinte código ANTES: >>>

Lua Cheia...

Lua Cheia...
Garopaba - março/2010

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Bajulador.

O bajulador ou o popular puxa-saco, é o tipo mais pernicioso que alguém pode ter por perto. Pesquisando sobre o assunto, achei este texto interessantíssimo.
                             O bajulador.

Maquiavel dizia: "Fuja dos bajuladores, pois eles são como o carvão: apagado suja, aceso queima!" Os rótulos variam: de puxa-saco a baba-ovo, o bajulador tem a mesma essência: a falsidade. Ele luta por seus próprios interesses, é um hipócrita disfarçado de amigo.
Plutarco, em sua obra Moradia, trabalha em um de seus 83 textos, o intrigante "Como distinguir o amigo do bajulador". Ele chega a dizer que "o amigo é aquele que nem sempre aprova tudo que fazemos, o bajulador é aquele que sempre simula sua mudança de opinião, demonstrando com extrema clareza que suas opiniões são volúveis e interesseiras".
Tenho verdadeiro nojo de bajuladores. Não suporto aquela expressão de rosto que denuncia o puxa-saquismo. Como é deprimente ver pessoas fazendo esforços hercúleos para demonstrarem admiração, paixão, quando, na verdade, escondem interesses rasteiros. A bajulação é a arma do incompetente. Cada tapinha nas costas evidencia punhaladas futuras.
O bajulador projeta conquistas à base de elogios e cinismo. Ele sabe que de outra forma jamais teria sucesso, pois é incompetente, fraco, apela ao sentimentalismo porque sabe que não possui o caráter necessário para o confronto. Ele aplaude os erros de seu alvo, assina todas as promissórias da culpa, é o perfeito "laranja", o testa-de-ferro, o puxa-saco, o filhote do trono.
Se não fosse pela "habilidade" de puxar o saco, jamais conseguiria êxito. Aproveita o que todo poderoso tem de sobra: o desejo de ser aplaudido, elogiado, adorado. O bajulador dá ao poderoso o que ele mais ama: a fascinação! Eles montam um esquema perfeito: um poderoso e um bobo da corte! O circo montado! Bem que Napoleão dizia que "a cada 10 bajuladores do rei, 9 morrem enforcados".
O mundo sem eles seria muito melhor!
                                                          (Alan Brizotti)



Na minha ótica, todo o bajulador é vagabundo, pois se realmente trabalhasse, não teria tempo de ficar pendurado na genitália de ninguém.
O bajulado, também é um tipo estragado. No momento em que aceita ser bajulado, está passando seu atestado de incompetência.
Se fosse realmente "o cara", não aceitaria o afago viscoso e o sorrizinho cínico estampado na cara que todo o vadio puxa-saco tem. Se tivesse um mínimo de conhecimento, conseguiria ver que o tempo que o bajulador emprega lhe puxando o saco, é tempo não trabalhado! Não procuraria desculpas, não faria vista grossa e não empurraria a sujeira pra baixo do tapete.
Realmente, não sei o que é mais nojento: O puxa-saco, bajulador ou o bajulado.
Só tenho a certeza: Ambos são perigosos e para minha saúde e segurança quero manter a maior distância possível de tipos assim.
Não faço parte deste circo!
Estou sem paciência, sem filtro e sem freio, fazendo curva a 200 p/hora sem derrapar...
Não aguento mais trabalhar, trabalhar, trabalhar e esbarrar sempre na incompetência e no achismo de alguns passageiros, que aliás, nem sei porque vieram...


Depois eu conto mais.


Silvia Meister, simplesmente servidora pública sem voz nem vez.

4 comentários:

  1. Adorei teu post; descreve muitas pessoas que momentaneamente estão na nossa prefeitura. O triste é somos obrigados a conviver com essas criaturas, né?

    ResponderExcluir
  2. Convivo com alguns seres assim... e eles sempre sobem de cargo.
    Sinto náuseas só em pensar. Quero essas pessoas muuuuuuito longe de mim.
    Seu comentário foi maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Também tenho pavor, mas costumo deixar bem claro que não gosto de bajulação, tipo: A Senhora "está com sede?", "quer um café?", "Está confortável nesta posição?", "Está com calor?", "está com frio?", "quer que eu te sirva?", "quer que eu abra sua bebida?", me irrita muito, não sou incapaz, tão pouco necessito de um serviçal em tempo continuo...já perdi a paciência agora eu deixo claro: "não tolero serviçal, aquele que sempre tenta me agradar, seja trazendo presentes, doces, ou fazendo agrados, no inicio eu até tentava retribuir um agrado e outro, mas logo fiquei P da vida, a situação só aumentava. Deus que perdoe, posso estar fazendo pecado pensando dessa forma, mas não suporto pessoas prestativas demais! Adorei o texto...abraços

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto.. infelizmente convivemos com pessoas assim todos os dias. Tenho uma redação a fazer sobre esse tema e vou tirar algumas informações desse texto !!

    ResponderExcluir

O Paraíso...

O Paraíso...
Garopaba - outubro/2010.