#3#Então cole o seguinte código ANTES: >>>

Lua Cheia...

Lua Cheia...
Garopaba - março/2010

sábado, 9 de julho de 2011

Comentário...

Tenho pensado muito, no comentário postado em 21/06... resolvi transcrever parte dele  e escrever sobre ele.
" Imagino como deve ser horrível conviver com uma pessoa que jamais diz um não para quem este deve ser dito. Esta pessoa vive se violentando, violando suas vontades, seus desejos e sentimentos. Por outro lado, também não deve ser bom para quem convive com a pessoa em questão. Deve ser o inferno nunca saber se o sim recebido é algo espontâneo, com sentimentos ou apenas uma obrigação que a pessoa acha que tem, de agradar, embora desagradando-se. Esta pessoa torna-se o verdadeiro enigma, campeã em camuflar, esconder seus sentimentos. É a legítima pessoa dominada, que se deixa sofrer este tipo de abuso, só para não expor o que sente verdadeiramente. Sabes o quanto já sofri por ter levado um não, bem explícito, bem direto, quando tudo o que eu precisava para ser feliz era um enorme sim. Foi uma mudança radical na minha vida. Mas hoje, com o passar dos anos, eu aplaudo a pessoa que teve a coragem de me dizer não; e  reconheço que foi no momento certo, porque se ela tivesse dito o sim que eu tanto queria ouvir, seríamos dois infeliz e amargurados, pois ela estaria escondendo os seus sentimentos verdadeiros e passaria a representar para mim. Adotaria um personagem, enquanto seus desejos e sentimentos reais, estariam escondidos em algum canto do seu interior. Acho que é daí que vem os longos suspiros, os desejos de solidão, os olhares perdidos. E quem se ama e se respeita, não se submete a uma vida assim, não se submete a tamanha hipocrisia. Viva o NÃO libertador. (comentário de  Ique em 21/06).
Para Ique:
Tenha sempre a certeza de que aquele "não", doeu muito em quem o disse. Você sempre soube o que aquela pessoa sentia, o quanto estava confusa e dividida; de um lado os planos feitos contigo; do outro, um sentimento enorme, e uma outra pessoa pedindo a chance    de deixar acontecer  tudo o que eles sentiam um pelo outro; sentimentos que passaram um ano sendo adiados... e amor a gente não escolhe, ele simplesmente acontece... inesperado...
Tens razão em tudo o que disseste. 
Não imagino Você vivendo o dia a dia com alguém que lhe disse claramente o que sentia por outra pessoa.
Ela poderia, por comodidade ou por pena, ter lhe dito sim... mas optou pelo não, por lhe respeitar, por se respeitar... e uma pessoa maravilhosa como Você, não merece passar uma vida inteira ao lado de alguém que fique por pena, por comodismo; alguém que certamente iria representar, camuflar... alguém que lhe deixaria  sempre imaginando: será que está pensando na outra pessoa?
Quem se respeita, tem amor próprio, dignidade, não consegue viver assim. Seria vida alguém dormir ao seu lado e você ficar se perguntando se esse alguém  sonha com a outra pessoa?
Porque por mais que seja dito que não, sempre fica a dúvida... afinal, aquela pessoa desejou outra, amou outra, esteve com outra...
e, na maioria das vezes, esconde o que sente para não se permitir sofrer... 
Não imagino você forçando uma barra, cobrando pelo tempo vivido,  chantageando, implorando...
Embora pareça clichê, no amor é digno quem se esforça, não quem força, quem não faz pseudo-drama. simulações, jogadas...
Que graça tem, alguém do seu lado sob pressão? 
Nada disso é amor; é puro egoísmo.
Graças a Deus, o passar do tempo fez Você ver o quanto foi melhor o não...
E aí está Você, pronto para amar novamente, e principalmente, para ser amado.
Seu comentário me fez muito bem... me levou a pensar um pouco diferente; a compreender que as vezes, por amor, também se vai embora (para evitar que quem amamos, seja infeliz ao nosso lado).
Para complementar, um texto de Martha Medeiros.                                                        
                                      Não era Amor...

Se não era amor, era da mesma família. Pois sobrou o que sobra dos corações abandonados. A carência. A saudade. A mágoa. Um quase desespero, uma espécie de avião em queda que a gente sabe que vai se estabilizar, só não se sabe se vai ser antes ou depois de se chocar contra o solo. Eu bati a 200 km por hora e estou voltando á pé pra casa, avariada.
Eu sei, não precisa me dizer outra vez. Era uma diversão, uma paixonite, um jogo entre adultos. Talvez este seja o ponto. Talvez eu não seja adulta o suficiente para brincar tão longe do meu quintal, do meu quarto, das minhas bonecas. Onde é que eu estava com a cabeça, de acreditar em contos de fada, de achar que a gente muda o que sente, e que bastaria apertar um botão que as luzes apagariam e eu voltaria a minha vida satisfatória, sem sequelas, sem registro de ocorrência? 
"Eu não amei aquele cara. Eu tenho certeza que não. Eu amei a mim mesma naquela verdade inventada.
Não era amor, era uma sorte. Não era amor, era uma travessura. Não era amor, eram dois travesseiros. Não era amor, eram dois celulares desligados. Não era amor, era dia ensolarado e  noite de lua cheia... Não era amor, era as quatro estações misturadas numa só. Não era amor, era sem medo. NÃO ERA AMOR, ERA MELHOR”

* Quem insiste em fazer de conta que sai de um relacionamento  sem sequelas, sem registro de ocorrência, engana a si mesmo e a todos que estão ao seu redor."

Silvia Meister, simplesmente entendendo-se melhor...

7 comentários:

  1. Que desabafos!!!! quanta verdade!!!
    Quem faz de conta, além de covarde é um tremendo artista. Representa um papel... engana a si mesmo e a todos que estão por perto. Acho que realmente é daí que se originam os desejos de recolhimento, os suspiros disfarçados, os olhares perdidos...
    É completa submissão a um egoísmo doentio, de quem não tem um mínimo de amor próprio.
    E realmente Silvinha, muitas vezes se vai embora por amor, para preservar o ser amado de toda a infelicidade que podemos causar àquela pessoa, para preservar as lembranças, o amor...
    prefere-se que este sentimento enorme vire uma saudade escondida, e não uma relação falida, que mata o amor.
    Lindo texto. Carregado de sentimentos.
    Continue falando de amor. Só quem ama ou já amou muito é capaz de versar com tanto sentimento sobre o assunto.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Quantas verdades... quanto sentimento...
    Esse texto é lindo demais!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela menção. Meu comentário foi baseado em minhas experiências... que bom que te ajudou.
    Com o tempo, passamos a ver com mais clareza...
    E, embora doa muito, soframos muito, assimilamos e passamos a tirar alguma coisa boa do que foi vivido.
    Perdi o grande amor da minha, a mulher que era o meu tudo? Perdi...
    Mas graças à Deus ela foi honesta o tempo todo comigo, embora naquele momento eu tenha conseguido entender...
    Acho que meu amor próprio, meu auto-respeito, minha dignidade, se manifestariam num curto tempo, e eu não aceitaria, mesmo amando, a companhia de uma pessoa que confessou amar outro.
    Tem gente que sabe, e finge não saber que não é amado para manter a pessoa que ama ao seu lado.
    Mas eu, depois de saber, jamais dormiria ao lado da pessoa, embora amando.
    Isso se chama Dignidade.
    E graças a Deus, nós dois temos de sobra...
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. Nooooosssssaaaaa!!!!!!! Que desfile de sentimentos...
    Há um tempo atrás, eu fui muito amada... sabe dessas pessoas que a gente sonha em encontrar uma vida inteira? pois é... encontrei... só que os meus sentimentos não aconteceram... poderia ter optado por somente ser amada, mas a pessoa era tão maravilhosa, que preferi terminar para não magoar, não mentir...
    Foi doloroso... para os dois.
    Esse texto, é show!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, que coisa linda!!!! Acho que realmente não era amor, era melhor, muito melhor... E daqui a pouco, tenho certeza que encontrarás alguém bacana, compatível com a tua inteligência, teu grau de instrução, com a tua maneira de ver o mundo... alguém que tenha horizontes largos como os teus... Mereces muito mais do que alguém com olhar estreito, acostumado a um mundinho falso e igualmente estreito... Já publicaste aqui neste blog, uma citação mais ou menos assim: Se atrás de um grande homem existe uma grande mulher, atrás de um pequeno homem, existe uma mulherzinha de nada.
    Assim amiga, na impossibilidade já comprovada daquela pessoa crescer e se aprimorar, a única solução seria você se dilapidar, encolher, estagnar... e graças a Deus, hoje você não corre mais esse risco.
    E outra coisa: Seria uma tortura, ter sempre levitando em torno de ti e dos teus filhos, seres completamente sem freio, sem o menor resquício de normalidade... e isso também já ficou comprovado com tudo que postaram aqui.
    Hoje, estás livre... e isso é uma sorte enorme.
    Amei o post! beijão.

    ResponderExcluir
  6. Silvinha, que coisa linda!!!
    Martha Medeiros arrepiou...
    Simone tem toda a razão... ""Se por trás de todo grande homem existe uma grande mulher, então vale o inverso também: por trás de um pequeno homem existe uma mulherzinha de nada."
    Era um espaço diminuto, pra todo o teu tamanho...
    Mais ou menos assim: seria como querer botar São Paulo dentro de capão da Canoa. kkkkkkkk
    beijão, abração.

    ResponderExcluir
  7. Amei o comentário da Sandra...
    essa de botar São paulo dentro de Capão da Canoa, é genial.
    E a mais pura verdade...
    Te vi de longe hoje... elegante e chiquetosa...
    abração.

    ResponderExcluir

O Paraíso...

O Paraíso...
Garopaba - outubro/2010.